domingo, 8 de fevereiro de 2009

...A faca do Mestre Olavo é mágica!...













Em 18/11/2008, realizamos a oficina de feitio de berimbau que tanto esperamos! Escolhemos como local, uma feira cultural anual realizada em Lauro de Freitas na escola Acalento ( Acalento Cultural). 15 berimbaus foram feitos. Crianças do Projeto Capoeira é Nossa Cor, juntamente com crianças da mencionada escola, na qual também ensinamos, acompanhadas de seus pais ou mães (guerreiros pais ou mães!) passaram o dia (literalmente) produzindo o seu berimbau, sendo orientados em todas as etapas por Mestre Olavo, Luciano, Lilu e Grilo/ Curumim. Mestre Cafuné da Fundação Mestre Bimba também esteve presente participando e orientando as crianças conosco.
Abrindo nossas atividades, realizamos uma bonita roda, cheia de alegria e belos momentos. Mestre Olavo, com seu berimbau poderoso, cantou bonito, como sempre. Ele já de cara nos avisou (cantando, é claro): "eu toco berimbau, eu toco berimbau!"
Mestre Cafuné tocou pandeiro e jogou para admiração de toda platéia, que se encantou com a bela capoeira apresentada ali.
Após a roda, embaixo de uma mangueira, Mestre Olavo demonstrou (em 15 minutos!!!!!) como fazer um berimbau. Com competência, conhecimento, experiência e carisma, deixou a todos nós boquiabertos. Quando iniciamos o feitio, ficamos mais boquiabertos ainda, pois a dificuldade de cada etapa é muita. O Mestre auxiliava a todos com alegria e boa vontade.
Raspar a madeira, deixá-la homogênea, lixar, fazer o pézinho, cortar e pregar o couro sem deixar rachar.
Serrar a cabaça, retirar a semente, deixar a abertura também homogênea, fazer os furos para colocar o barbante.Plantar as sementes da cabaça também foi possível!
Retirar o arame do pneu, lixar, fazer a sua volta com alicate para colocá-lo no pé em uma ponta e colocar o barbante em outra. (É claro que Mestre Olavo não precisa de alicate!)Depois, afinar o berimbau.
Todas essas ações tomaram a tarde inteira e foram grandes desafios tanto para as crianças, como para seus pais e mães. Todos puderam compreender a importância de se valorizar um instrumento como o berimbau e todos foram para casa entendendo bem melhor o universo da capoeira.
Ao comparar a dificuldade que estava sentindo em cada um desses passos com os 15 minutos em que Mestre Olavo deixou um berimbau pronto, uma das crianças presentes comentou: " A faca do Mestre Olavo só pode ser mágica!"
Ao ser perguntado sobre quantos berimbaus por dia é capaz de fazer, Mestre Olavo respondeu prontamente: Uns 40!!
Após os berimbaus estarem prontos ( ou quase prontos...), ouvimos uma demonstração de seus toques por Mestre Olavo (discípulo de Mestre Waldemar, angoleiro tradicional do bairro da Liberdade e artesão) e por Mestre Cafuné (discípulo de Mestre Bimba, criador da regional). Agradecemos a sua presença,Mestre Cafuné!
Importante ressaltar o momento em que Mestre Olavo tocou o belíssimo toque 'Castanhola', inventado por ele. Mais uma prova de que o universo criador da capoeira é infinito e que bom que é!
Como já era noite quando acabamos, precisamos de mais um dia (17/12/2008) de oficina para finalizarmos alguns detalhes que ficaram faltando e para podermos praticar um pouco o tocar. Esta segunda oficina aconteceu na casa do Contra mestre Luciano e da Professora Lilu e foi também nossa confraternização de Natal. Mestre Olavo não pode estar presente neste dia, mas uma ida a sua oficina e roda em Santa Mônica está programada para a realização de uma grande aula sobre os toques do berimbau.
Aproveitamos e pintamos uma parede com desenhos de capoeira. Ficou muito bonito.Com tudo isso, pudemos iniciar 2009 munidos da melhor arma de todas: o arco íris musical e a alegria que traz a todos que o tocam e sabem seu valor!
OBRIGADO AOS PARTICIPANTES.OBRIGADÍSSIMO A MESTRE OLAVO.
OBRIGADO, PRINCIPALMENTE, AO BERIMBAU! Registramos aqui nosso respeito a biriba, a cabaça e a natureza que nos permite essa experiência incomparável de transformá-la em som!
Queremos aprender cada vez mais! Afinal..."quem comanda o ritual é o toque valente de um bom berimbau..."(Mestre Toni Vargas)
Atenção!! Um berimbau, se bem cuidado, pode durar mais que 10 anos!

Um comentário:

capoeira kyangunga disse...

ai mano ,gostei do seu blog ta muito legal. to organizando o meu. depois mando endereço p/vc.
axe p/ vc lilu e toda familha.sucesso mano.